TECNOLOGIA DIGITAL E INSERÇÃO SOCIAL
- Por Marilena Cardoso Brolezi – RU 1045367 Polo –
- 23 de ago. de 2017
- 3 min de leitura

INCLUSÃO DIGITAL
O conceito de inclusão digital emerge na sociedade do conhecimento como estratégia que possibilita às pessoas o acesso às tecnologias de informação e comunicação, visto como condição para a inserção social. “Em um cenário globalizado, as tecnologias da informação ganham cada vez mais prestígio e sua utilização esta presente em vários segmentos sociais, integrando inclusive programas educacionais, onde, é uma das metas a serem alcançadas no senário brasileiro atualmente e que possui um papel imprescindível no desenvolvimento da nação”.
Como foco na tecnologia a serviço da inclusão, destaca-se aqui o aplicativo ProDeaf Móvel, é um software de tradução de texto e voz na língua portuguesa para LIBRAS - a língua brasileira de sinais, com o objetivo de realizar a comunicação entre surdos e ouvintes.
Este aplicativo ProDeaf, foi utilizado no Centro Universitário Internacional UNINTER, polo de Sombrio- SC, por alunos que estavam cursando a disciplina de LIBRAS- Linguagem Brasileira de Sinais, no curso de Pedagogia. O tutor da turma apresentou o aplicativo para os alunos, pediu para quem tivessem o celular na sala de aula que baixasse o mesmo, e assim foi feito. Foi uma aula bem atrativa e dinâmica, apesar de não ter na turma aluno com deficiência auditiva para compartilhar esta experiência, mas, pode-se observar como o meio de comunicação usando a tecnologia, fornece uma linguagem perfeita, como base de interações de surdos e ouvintes, onde pode ajudar a conseguir dados de uma maneira muito mais clara e precisa.
Em suma, “a tecnologia traz benefícios tanto para os estudantes, que podem busca por conhecimento mais facilmente, quanto para as escolas, que podem embasar suas decisões pedagógicas em dados”. O processo de inclusão digital abrange vários lócus, destacando-se o domicilio, a escola, o trabalho e espaços específicos de inclusão digital, como é o caso dos polos da UNINTER.
Segundo o professor Anderson Alves “Usei o aplicativo como forma de proporcionar aos alunos de pedagogia, um momento de aprendizado atrelado a algo que vivenciam todos os dias, que é o caso das tecnologias usadas nos smatsphones, pois, além da facilidade de ter nas palmas de nossas mãos um conteúdo que pode auxiliar em sala de aula, ainda é possível atingir um número maior de pessoas que dispõe do telefone, mas não a possibilidade de frequentar cursos de inclusão”
“A Libras - Língua Brasileira de Sinais - é independente e distinta do português, ela é a segunda língua oficial do Brasil, instituída pela Lei 10.436/2002 e regulamentada pelos decretos 5.296/2004 e 5.626/2005, os quais obrigam a sua aplicação como veículo de comunicação e acessibilidade aos surdos do país”.
Pois “Os atuais linguísticos demonstram que a língua de sinais oferece para as pessoas surdas o mesmo conteúdo e funções necessárias à mediação das experiências de aprendizagem, formais ou informais, oportunizando lhes o desenvolvimento pleno da linguagem, [...], pois faz isso utilizando uma outra forma de comunicação---a língua de sinais”.
“A barreira da comunicação. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, existe mais de 10 milhões de deficientes auditivos, grande parte desta população utiliza Libras como sua língua principal e muitas vezes possuem apenas um conhecimento básico da língua portuguesa. Por isso a importância de se estabelecer um canal de comunicação com esta grande parcela da população através de ferramentas de acessibilidade da ProDeaf”.
O aplicativo ProDeaf Móvel está disponível gratuitamente para Surdos e Ouvintes. Com esta ferramenta de bolso pode-se traduzir automaticamente pequenas frases de Português para Libras. Também é possível escrever as frases (ex.: "Eu vou à praia amanhã") e as mesmas terão a sua tradução interpretada.
O aplicativo está disponível para download gratuito em aparelhos com Android (via Google Play), iOS (iPhone/iPad/iPod) e Windows Phone 8 (via Windows Phone Store).Também faz parte do ProDeaf Móvel o ProDeaf Dicionário de Libras, onde o usuário pode selecionar centenas de palavras em Português e ver sua representação em Libras, interpretada pelo nosso personagem animado em tecnologia 3D, “onde 130.000 pessoas já utilizam”.
Comentários