top of page

INCLUSÃO DIGITAL - A TECNOLOGIA A FAVOR DA SÍNDROME DE DOWN

  • Luana de Souza Provensi RU: 1189062
  • 24 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

Fonte: https://hemetec.wordpress.com/2015/12/29/playdown-aplicativo-interativo/

Se você é pai ou mãe de uma criança com síndrome de down, você deve acreditar que seu filho pode ter um bom desenvolvimento de todas as capacidades que uma pessoa tem, avançará com crescentes níveis de realização e autonomia por exemplo: ele é capaz de sentir, amar, aprender, se divertir e trabalhar, porém necessita de uma atenção especial como fisioterapia, fonoaudiologia e a estimulação psicomotora para melhorar o desenvolvimento na fala e na alimentação, obtendo uma melhoria da qualidade de vida.

Todas as crianças sem distinção, devem ser inseridas na escola. Umas com mais dificuldades outras com menos, a inclusão é muito importante para a criança com a síndrome e também para o restante da turma, todas precisam aprender e se adaptar.

Para facilitar o aprendizado da criança com síndrome de down, existem aplicativos disponíveis na internet, celulares, como o aplicativo Play Down, com este aplicativo as crianças aprendem de forma lúdica e interativa, os estímulos são fundamentais para o desenvolvimento da criança.

No primeiro ano do ensino fundamental, inicia-se a alfabetização, logo começam a desenvolver e aprender, a coordenação motora, raciocínio, interação com os colegas. Crianças com síndrome de down, tem o direito de frequentar a escola e também um segundo professor.

Dessa forma foi desenvolvido o aplicativo Play Down, criado pelos estudantes formados recentemente em técnico de informática pela Escola Técnica Estadual(Etec) da cidade de Franco da Rocha localizada em São Paulo, para auxiliar as crianças com necessidades especiais em sala de aula, proporcionando um aprendizado diferenciado.

O aplicativo Play Down, está sendo usado na Escola Irmão Guerini, em Caxias Do Sul- RS, pela professora Simoni em sua turma do 1º ano do ensino fundamental.

Com o auxílio do aplicativo, o aluno aprende, é estimulado o desenvolvimento cognitivo, a fala, a linguagem, a memorização, a alfabetização.

O aplicativo neste caso ajudou e facilitou muito a professora para trabalhar melhor os seus alunos com a síndrome de down, pois a tecnologia está sempre avançando e é uma grande ferramenta pedagógica a ser utilizada e explorada, com essas novas técnicas está beneficiando o aprendizado dos alunos.

A professora Simoni utilizou o aplicativo em sua turma, onde haviam duas crianças com a síndrome de down e pôde perceber que além das crianças com a deficiência, também os colegas aproveitaram as informações do aplicativo. Foi muito divertida a aula com a interação de todos.

Como é uma turma de 1º ano, todas as crianças estão na fase de alfabetização e todos aprendendo juntos.

A professora constatou que tendo o aplicativo em sala de aula, além do método tradicional de ensino, os alunos se manifestaram de maneira qualificativa, pois o processo de aprendizagem é complexo.

Com o aplicativo as crianças com a síndrome de down e o auxílio do segundo professor, puderam acompanhar o aprendizado da mesma forma que todos.

Esta ferramenta contribui para o processo de alfabetização, sendo um aplicativo de fácil acesso, contendo imagens com cores atraentes, números, formas, animais e letras.

Este aplicativo inclui dez jogos desafiadores a cada fase, oportunizando aos alunos a desvendar as características do jogo.

Deste modo, o aplicativo Play Down foi fundamental para o processo de escolarização e para a socialização.


 
 
 

Comentarios


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Curta e Compartilhe aqui sua notícia!
Doar com PayPal

Visto em

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page