HÉRCULES E JILÓ AUXILIANDO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- Liliana Machado Porto
- 25 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

Por: Liliana Machado Porto - RU 1775687
Polo Sombrio - Licenciatura em Pedagogia
A professora Marta Machado desenvolveu um trabalho excelente de educação inclusiva quando recebeu em sua turma de 4° ano, com alunos de 9 a 10 anos, no colégio municipal Alberto de Souza um aluno portador de Déficit Cognitivo Moderado. Ela é professora de Ciências, e para auxiliar seu novo aluno nas atividades propostas utilizou a ajuda de um recurso tecnológico muito interessante, o aplicativo “Hércules e Jiló”.
O software Hércules e Jiló, é um aplicativo disponível para computadores, e tem como tema e conteúdos as Ciências Naturais, trabalhando com as crianças conceitos sobre os seres que vivem na terra. O aplicativo tem como um de seus pontos positivos a interação do aluno com o professor, pois ele envolve o educador para que ele participe dos jogos junto com a criança, facilitando ainda mais o seu processo de aprendizagem e inclusão na escola. Além disso, as atividades online do aplicativo podem ser realizadas fora do computador, com materiais concretos, como os jogos de montar, por exemplo, onde toda a turma pode ser envolvida criando laços de amizade da turma com seu novo colega de classe.
O aplicativo é também um ótimo aliado dos professores, como nos explica Gilberto Lacerda, professor do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação de UnB, onde o aplicativo foi idealizado e produzido, segundo ele: “ Uma das principais características do software é que ele agrega também os professores. Isso é ótimo, porque muitos não sabem lidar com a educação dessas crianças e o jogo é pensado especialmente para ajuda-los”.
A criança com Déficit Cognitivo Moderado, apresenta dificuldades no seu desenvolvimento cognitivo, ou seja, ela apresenta modificação na forma como o cérebro compreende todas as informações apresentadas a ele.
Com isso, a professora Marta, sentiu a necessidade de acolher e incluir melhor essa criança com essas diferenças, por isso, contou com o auxílio deste aplicativo nas suas aulas, alcançando os objetivos desejados para o seu aluno, como o de dar a ele autonomia, facilitando o seu conhecimento e aprendizagem.
Como resultado de todo um processo, o aluno demonstrou melhor concentração e atenção nas atividades, podendo compreender e ter uma melhor assimilação dos conteúdos, pois nas aulas foi estimulado o seu raciocínio, a sua memória visual e também a memória auditiva, algumas dificuldades apresentadas pelo Déficit Cognitivo.
E para não utilizar em excesso o ambiente virtual, que pode ser prejudicial a criança, a professora aplicou muito os jogos de montar, assim eles podiam manusear tudo que encontravam no computador e se divertiam aprendendo, uma atividade que eles gostavam muito de realizar, garantido a inclusão escolar para mais uma criança com deficiência.
Comments