PROJETO DOSVOX: INCLUIR E APRENDER
- Andréia Pereira Pedrozo
- 25 de ago. de 2017
- 3 min de leitura

Fonte: https://atividadesdaprofessorabel.blogspot.com.br/2012/07/avaliacao-do-dosvox.html?m=0
O Projeto DOSVOX: Incluir e Aprender foi planejado e executado pela Professora de História, Andréia Pereira Pedrozo, com o intuito de auxiliar na independência de seus alunos com necessidades especiais. Sendo o DOSVOX uma ferramenta tecnológica para alunos de inclusão, este trabalho foi realizado na Escola de Educação Básica Flor de Maio, na Cidade de Araranguá, neste ano para alunos do Ensino Fundamental, mais especificamente para dois alunos com Deficiência Visual do 6º ano 4, sendo estes uma menina com 11 anos e um menino com 10 anos, e demais alunos nesta faixa etária inseridos na turma e ditos “normais”, ou seja, sem deficiência.
No Ensino Fundamental, logo como em todas as etapas da educação o professor é o mediador do conhecimento e o anseio da professora Andréia, era de buscar além dos muros da escola uma ferramenta tecnológica facilitadora para seus alunos especiais. Visto que o Sistema DOSVOX, foi criado pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Dessa maneira, o DOSVOX realiza a comunicação com o Deficiente Visual, através de síntese de voz em português, podendo ser configurado para outros idiomas. Contudo, ele é diferente e seu diferencial o engrandece no meio de tantos outros sistemas, pois com ele acontece a comunicação do homem e da máquina de forma simples, oferecendo um diálogo, por meio de programas específicos e interfaces adaptáveis, possui qualidade e facilidade em seu uso. Por conseguinte, pode conviver com outros programas de acesso ao Deficiente Visual, já instalados em seu computador e ainda um detalhe é que utiliza em sua maioria a gravação da voz humana.
A professora percebeu em seu dia a dia a necessidade de seus alunos especiais e buscou algo que viesse a quebrar ou diminuir de certa forma o isolamento destas crianças, e assim descobriu o DOSVOX que já é utilizado por “mais de 2000 deficientes visuais no Brasil”, trata-se de um leitor de tela, um software usado para obter respostas do computador por intermédio do som da voz.
No entanto, um dos passos principais e uma desvantagem a ser quebrada era a conquista de um computador e o acesso a internet na sala de aula do 6º ano, fato conquistado com mérito de toda a comunidade escolar.
As vantagens do sistema DOSVOX são: “um cego agora pode escrever e ser lido e ler o que os outros escreveram”, antes necessitava de terceiros para produzirem algo e também entenderem sobre este algo. Onde o aplicativo será utilizado para ler e ser lido, não apenas em braile, mas por todos os leitores, é algo mágico. Além de estudos e pesquisas o aluno participa de trabalhos, provas, e outras atividades escolares de maneira independente, antes necessitavam de outros envolvidos para auxilia-los. O custo é baixo, todavia o acesso à cultura e a aprendizagem, engrandecem cada participação no projeto, seja financeira ou não.
Portanto, com o DOSVOX as crianças poderão editar textos em tinta e em braile, ler jornais, livros etc., pesquisar na internet, e ainda obter lazer na sala de aula, interagir mais com os outros colegas e tornarem-se independentes, conscientes da finalidade dessa ferramenta que é incluir e aprender.
Nesse contexto, os objetivos possíveis para se alcançar com o uso deste aplicativo são: tornar seus alunos Deficientes Visuais, independentes; inserir os mesmos com mais qualidade de vida no meio escolar e apresentar a eles a ferramenta tecnológica DOSVOX como aliada para o desenvolvimento do conhecimento.
Diante disso, os alunos com deficiência visual da professora Andréia tornaram-se independentes e muito mais felizes dentro da comunidade escolar, especificamente em sala de aula e em sua disciplina de História, disseminando o sucesso do projeto na escola e conquistando outros professores de variadas áreas do conhecimento.
Por todas as ideias levantadas, o uso de uma ferramenta tecnológica como o DOSVOX é algo libertador, pois o conhecimento é poderoso e abre portas em uma sociedade capitalista e excludente.
コメント