top of page

A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA INCLUSÃO

  • Camila Espindula Cardoso RU: 1738277
  • 26 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

Fonte: Google Play Store


Na Escola Municipal Tiradentes no município de Araranguá SC, a professora Maria Clara Diniz, estava procurando um auxílio de um aplicativo para ajudar na alfabetização dos alunos, e principalmente um aluno autista.

A tecnologia a serviço da inclusão é muito importante, pois traz ao beneficiário oportunidades de uma vida melhor, mais ainda quando incluída na escola, onde professores e alunos tem a chance de fortalecer a aprendizagem.

É muito gratificante ao aluno, poder usufruir de um aplicativo em auxílio da sua aprendizagem. Cabe ao docente auxiliar para essa formação, deixando que o próprio aluno faça uso do mesmo, dando mais liberdade e comodidade para a realização das atividades em sala de aula. Um aluno com autismo por exemplo, pode aprender com a ajuda deste aplicativo, o professor e seus demais colegas podem participar junto, transformando a sala de aula em uma total inclusão social. Por isso, é de suprema importância que os aparelhos celulares e outros métodos de fonte de tecnologia sejam liberados para professores e alunos, para que os mesmos possam usar de forma adequada, sendo orientados pelos seus professores.

Vivemos em um mundo onde a tecnologia está presente em todos os lugares, inclusive na sala de aula onde professores e alunos buscam novos meios de aprimorar seus conhecimentos.

Em exemplo disso, é a Escola Municipal Tiradentes, localizada na cidade de Araranguá SC, que está inovando com o uso de aparelhos celulares na alfabetização de alunos autistas.

A Professora Maria Clara Diniz, do 1°ano do Ensino Fundamental Inicial, buscou auxílio de um aplicativo chamado ABC do Autista para trabalhar a disciplina de Língua Portuguesa.

O Objetivo é ensinar o alfabeto associando o som com a imagem da letra ao aluno autista João Vitor dos Santos, possibilitando futuramente assimilar a cada letra um objeto. Ex: A (ANEL) B (BOLA).

Esse trabalho da professora está trazendo bons resultados pois o aluno autista assimila o conteúdo igualmente aos seus colegas.

A dificuldade inicialmente encontrada foi da estrutura escolar, sendo que o aplicativo usados pela professora necessitava de acesso à internet.

Após a reunião do Conselho Deliberativo, a professora explicou a necessidade do uso da internet na sua aula, tendo como objetivo ajudar a desenvolver a aprendizagem do aluno autista João Vitor dos Santos, sendo assim após a reunião foi decidido a instalação da rede com o sinal para toda a escola, proporcionando o restante dos professores a fazerem o uso da internet com o intuito de fazer suas aulas tornarem mais produtivas.

A professora obteve diversos avanços com o aluno João Vitor através do aplicativo utilizado, atraindo o olhar das outras professoras para este novo aliado dentro da sala de aula. Você aderiria esta ideia?


 
 
 

Comments


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Curta e Compartilhe aqui sua notícia!
Doar com PayPal

Visto em

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page