top of page

Playstable, não é apenas brincadeira.

  • Foto do escritor: UNINTER SOMBRIO
    UNINTER SOMBRIO
  • 27 de ago. de 2017
  • 3 min de leitura

Por-Graziela da Silva de Lima 1341893/2016/02

Polo- Sombrio

Data- 26/07/17

Ludopedagogia não é a inserção da brincadeira pura, deve servir a com o propósito pedagógico e devem estar com as diretrizes educacionais vigentes. Na inclusão o prender brincando é uma das formas mais agradáveis de estimular já que torna a experiência mais prazerosa, ao aliando a diversão ao método de ensino a ludopedagogia torna o aprendizado divertido e atrativo do olhar infantil.

A importância da ludopedagogia na alfabetização por meio de atividades lúdica e do jogo a criança forma conceitos, estabelece relações lógicas, seleciona ideias, integra percepções, estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento, socializando a criança.

O lúdico pode servir a um proposito de formação e construção da pessoa, crianças com alguma dificuldade ou deficiência é importante que sejam eliminadas as barreiras de medo e que o espaço de aula seja acessível com o mínimo de limitações possíveis, jogos em duplas ou grupos dependendo da idade podem ser recorrentes, o professor deve ter sensibilidade para evitar que o aluno com deficiência faça dupla sempre com o mesmo colega, havendo assim uma interação com todos.

Podendo em forma de “brincadeira” analisar dificuldades como déficit de atenção, hiperatividade, coordenação motora, raciocínio lógico entre outras. Nessa forma avaliando e entendendo como ajudar a criança usando a tecnologia a nosso favor, PlayTable é uma mesa digital interativa e multidisciplinar com jogos e aplicativos que incentivam um melhor e mais rápido aprendizado ao associar conteúdos aos jogos.

Playstable primeira mesa digital com jogos educativos no Brasil, Marlon Souza e Jean Gonçalves fundadores da mesa e donos da empresa PlayMove que investem em brinquedos tecnológicos e brinquedos para crianças. Sediada em Blumenau/SC é uma empresa que cria soluções tecnológicas para educação, mesa digital com jeito de brinquedo para crianças de 3 a 10 anos, com tela de 22 polegadas ao toque, elaborado para incentivar o seu uso coletivo. Lançou-se no mercado no começo de 2014, já atuam em 350 estabelecimentos de ensino pelo país, duas mil máquinas vendidas e 13 jogos desenvolvidos ate o momento.

Através dessa ferramenta tecnológica professores, coordenação pedagógica e direção precisam desenvolvem atividades específicas, de acordo com a limitação motora ou psíquica da criança ou adolescente que irão receber, é importante oferecer aulas de reforço para que a inclusão aconteça de fato e que os alunos com alguma limitação possam acompanhar os colegas, o apoio de professores auxiliares também é importante para garantir o bom andamento das atividades, também preparação dos mesmos para poder auxiliar de forma correta por isso a importância de saber que tipo de limitação atender.

Os games interativos são desenvolvidos dentro do conceito da ludopedagogia, que além de criar momentos de diversão para as crianças, trabalham aspectos cognitivos e motores, auxiliando os professores no trabalho do AEE (Atendimento Educacional Especializado).

Escola Municipal Ataíde Cardoso de Santa Catarina, já incluiu a mesa educativa na educação com jogos educativos, atende a cerca de 30 crianças, do 3º ano do ensino fundamental, com diferentes tipos de deficiência, como TDAH, coordenação motora entre outros, nas disciplinas de português e matemática para linguagem oral escrita e raciocínio lógico. A escola trabalha a ludopedagogia como um segmento da pedagogia dedicado a estudar a influência do elemento lúdico dentro da educação a brincadeira está inserida no desenvolvimento da criança, buscar o elemento lúdico no mundo. A escola disponibiliza também para inclusão dos pais dentro da escola para terem um dia no mês aula com seus filhos para entenderem e atuarem além da escola o elemento da brincadeira, o ensinar brincando.

E não são somente os alunos com deficiência que ganham quando a escola pratica a inclusão, demais estudantes também irão levar para a vida lições como tolerância, respeito, empatia e solidariedade. As formas de comunicação também se expandem eles começam a identificar melhor meios de interagir com colegas, os alunos perceberão que diferenças existem e é possível conviver com elas, sem preconceito e com acolhimento. Ao desenvolverem ações com base na ludopedagogia, percebem que as brincadeiras e atividades reduzem as diferenças entre eles, criando aproximação e maior interação.

Playmove fará a capacitação dos professores e visitas mensais à escola para acompanhar a aplicabilidade da PlayTable na inclusão, a metodologia está pautada em observações do uso da mesa e em depoimentos de alunos, pais e professores.


 
 
 

Comentarios


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Curta e Compartilhe aqui sua notícia!
Doar com PayPal

Visto em

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page