top of page

ALUNO COM BAIXA VISÃO: SUPERAR ESTE DESAFIO PODE ESTAR AO ALCANCE DE UM “PLAY”

  • Thaiane S. Rodrigues
  • 28 de ago. de 2017
  • 3 min de leitura

Por Thaiane Severino Rodrigues

RU: 1784130

Polo: Uninter Sombrio

Cidade: Sombrio\SC

Data: 30/08/2017

Aluno com baixa visão: Superar este desafio pode estar ao alcance de um “play”. Sempre foi muito comum termos nas salas de aula, alunos com baixo índice de visão, porém esta realidade se tornou mais comum e ganhando mais espaços depois da chamada “inclusão social”. Temos em nossas escolas, nos dias atuais um ou dois, quando não mais, alunos especiais por turma, isso remete o professor a buscar as mais diversas alternativas para contemplar cada particularidade com o máximo de conteúdo possível, para que o mesmo possa acompanhar o andamento da turma. Um aluno com baixa visão pode e deve ser considerado especial, pois o mesmo necessita de recursos para leituras, interpretação de imagens, entre outros. Como devemos nos portar diante dessa especialidade, e porque o educador, muitas vezes, despreparado não consegue atingir os objetivos propostos?

A idéia principal é o uso de recursos auditivos, auxiliado por um tablet, celular, etc. Com ou sem fone de ouvido. Numa escola no município de Sombrio - SC, na turma do 9ºano, com faixa etária de 14 a 15 anos, uma professora de Língua Portuguesa, prepara suas aulas, lendo seus textos em voz alta e clara para que este possa ser gravado, enquanto seleciona as questões a serem trabalhadas com o grande grupo. Esta gravação será, posteriormente, transferida para o tablet para que no momento em que ela passando o conteúdo para o grande grupo, o aluno com baixa visão esteja ouvindo o mesmo texto. Um detalhe positivo deste recurso é que o áudio pode ser pausado pelo próprio aluno a qualquer momento, caso tenha alguma dúvida e queira anotá-la para participar das discussões em sala de aula. Essa tecnologia pode contemplar qualquer faixa etária, desde que os alunos em questão tenham boa audição, pois a visão nesse caso é comprometida parcialmente.

Com este recurso tecnológico a Professora garante que o aluno compreende com clareza as palavras que antes escritas pareciam todas um pouco embaralhadas. Tem- se observado, também o aumento da capacidade de concentração, tendo em vista que para tal estudo, o aluno permanece em silêncio por mais tempo. Desconsiderando a dificuldade de recursos financeiros para adquirir os tablets, tal técnica seria muito bem vinda se fosse possível estendê-la aos demais alunos da classe que não tenham dificuldades de visão, pois se observou que elevou o nível de concentração e em contrapartida, diminuiu muito as chamadas de advertências por comportamento, desses alunos, por parte da professora.

Nessa descoberta, algumas vantagens e desvantagens merecem destaque. Vantagens como, o interesse por parte dos alunos, a clareza dos conteúdos, o reestudo que poderá ser feito a qualquer momento e em qualquer lugar, além do armazenamento de informações que poderá ser muito maior. Quando se fala de algumas descobertas tecnológicas, parece que esta nunca trará consigo alguma desvantagem, porém devemos tomar cuidado, pois nesse caso estamos lidando com máquinas, e máquinas apresentam problemas nos deixando numa situação delicada na hora que mais precisamos dela. Portanto devemos nos precaver para tal fato. Tecnologia custa dinheiro e isto infelizmente precisa ser colocado em cheque, pois às vezes temos nossas melhores idéias ceifadas; idéias que solucionam os problemas de muitos e dependem da aprovação de poucos.

É necessário que idéias como esta da professora sirva de exemplo, e seja seguido por outros professores, para que outros alunos sejam beneficiados em seu aprendizado. Devemos nos lembrar de que alunos com qualquer tipo de deficiência estão garantidos e protegidos por lei, e devem freqüentar a escola comum, isto não é uma perspectiva, é uma realidade. Muito mais do que o direito de irem à escola, eles querem ser tratados como qualquer outro aluno. Aluno especial, não gosta de ser tratado como tal, mesmo que no dia- a dia, no ambiente escolar sabemos que isso ainda não é possível.

O papel de cada um dos profissionais da educação é incluir este aluno no ambiente escolar, mas isso deve ser um processo natural. Faz-se necessário mostrar para este aluno que ele é tão importante quantos todos os outros, e que ele tem seu espaço garantido. É preciso encontrar maneiras de gerenciar este processo, uma tarefa que deve ter a participação dos professores juntamente com toda a equipe gestora da escola, bem como é indispensável o apoio e contribuição dos pais.

Fica muito mais fácil, quando todas as pessoas e órgãos envolvidos entendem as particularidades destes alunos com deficiência e os acolhe. Isso certamente o fará se sentir motivado para ir à escola no dia seguinte.

Fonte: https://pt.123rf.com


 
 
 

Comments


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Curta e Compartilhe aqui sua notícia!
Doar com PayPal

Visto em

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page