top of page

NOVOS EDUCADORES TECNOLÓGICOS

  • Foto do escritor: UNINTER SOMBRIO
    UNINTER SOMBRIO
  • 28 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

Por Fabiane S. H. P. Siliveira, RU 1350393, Mariane de Matos Colares, RU 1356305, Patrícia Machado Sanchez, RU 707107 )

Polo Sombrio/SC

Licenciatura em Pedagogia

Fonte: http://sabrinalaqua.com.br/dislexia/

Em uma escola de Santa Rosa do Sul, com aproximadamente 800 alunos, um grupo em especial de alunos que chamou a atenção dos professores das series iniciais desta instituição. São educandos entre 8 e 10 anos que possuem um distúrbio de aprendizagem chamado de dislexia.

A professora Ana da Silva, atualmente trabalha com o 3º ano das series iniciais, possui um aluno que foi matriculado na sua turma, ele se chama J.S.C., tem 08 anos e foi informada logo no primeiro dia de aula pelos seus pais que seu filho possui um distúrbio de aprendizagem chamado de dislexia. Esta então preocupada com a aprendizagem pois nunca havia trabalhado com um aluno com o tal distúrbio, utilizou ferramentas disponibilizadas na internet para auxiliar e ensinar melhor o aluno.

Preocupada com esse aluno a professora foi em busca das tecnologias para auxiliar suas aulas e encontrou o Aramumo que é um aplicativo exclusivo para crianças com dislexia, pois estas possuem dificuldades para compreender leituras e símbolos.

A professora preocupada com aceitação da turma utilizou a sala de vídeo e passou um filme chamado “Como estrelas na Terra” que retrata a situação atual que esta está vivenciando com a turma, pois desejava demonstrar aos colegas que este aluno chamado J.S.C possui os mesmos distúrbios que a criança do filme apresenta.

Então, solicitou a utilização pela turma para que nas aulas de língua portuguesa fosse utilizado os aparelhos tablet, para que a aula ficasse mais divertida e de fácil entendimento de todos, em relação aos conteúdos transmitidos em sala de aula utilizando assim o aplicativo a seguir descrito.

Logo encontrou disponível para download o aplicativo que foi desenvolvido por alunos do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) com pareceria com o Instituto ABCD. O Aramumo é um jogo semelhante as palavras cruzadas, onde em vez de letras o jogador junta sílabas que estarão flutuando pela tela para a formação de palavras. Ele ouve algumas palavras e em seguida arrasta as sílabas para seus respectivos campos.

Fonte: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.aramumo.Game

Esse aplicativo é simples e de fácil manuseio pelas crianças, muito atraente logo chama atenção dos alunos que os utilizam, enriquecendo assim o vocabulário dos educandos pois se aprende brincando. A tecnologia está presente no dia-a-dia sendo cada vez mais frequente seu uso em vários lugares inclusive na sala de aula, ferramenta necessária para devida inclusão e socialização dos alunos.

 
 
 

Comments


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Curta e Compartilhe aqui sua notícia!
Doar com PayPal

Visto em

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page