SEJA MEUS OLHOS, VOLUNTÁRIOS QUE EMPRESTAM OS OLHOS PARA DEFICIENTES VISUAIS.
- VIVIANE RU1574969 E FERNANDA RU 1601248Mas o
- 28 de ago. de 2017
- 1 min de leitura
Um Professor da rede Pública do Distrito Federal, ensinou a utilização de um aplicativo para ajudar dois alunos com deficiência visual do primário que tinham muita dificuldades de acompanhar as aulas e interagir com os demais alunos.
O aplicativo BE MY EYES foi desenvolvido pelo dinamarquês Hans Jorgen Wilberg, e já virou sucesso em vários países. A ideia do aplicativo é que pessoas cegas e com dificuldades visuais sejam conectadas com pessoas que enxergam para que recebam ajuda em tarefas cotidianas, como a validade de um produto na hora da compra, por exemplo.
A conexão é feita pela internet através de videochamadas. Ao utilizar o aplicativo, o aluno com dificuldades seleciona a opção de deficiente e os outros alunos de voluntário. Sempre que o aluno solicitar a ajuda uma notificação chega ao celular dos colegas e tudo que eles precisam fazer e atender a chamada e descrever por voz o que está sendo mostrado na tela do celular. Esse App não só ajuda em tarefas da escola e trabalhos em grupo, mas também nas tarefas do dia a dia que seus alunos precisem. Dessa maneira inusitada o professor conectou seus dois alunos ao restante da sala, mas pensando no bem de todos os seus alunos pois para o deficiente a ajuda e grande, mas incentiva o restante da sala a ser voluntário para colaborar com aqueles que precisam e despertar ainda nos anos iniciais a solidariedade entre os colegas. No Brasil mais de 6 milhões de brasileiros tem deficiências visuais, mas infelizmente nem todos tem acesso aos aparelhos tecnológicos que poderia conectar mais pessoas que precisam e incentivar mais voluntários.
Comentários