top of page

A TECNOLOGIA NA INCLUSÃO EDUCACIONAL

  • GÉSSICA MORO DA SILVA
  • 29 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

Fonte: Imagens do jogo wyz.

Já é notório que a tecnologia faz parte da sociedade atual em muitos âmbitos, inclusive na educação. Em uma escola no extremo sul de Santa Catarina, uma professora fez uso da tecnologia para melhor aprendizagem de uma criança.

A aluna Alice, que possui deficiência auditiva, estava com dificuldades para aprender a língua portuguesa. Foi então que sua professora resolveu buscar recursos. Em uma de suas pesquisas, encontrou um aplicativo chamado wyz, que ajuda no aprendizado da língua portuguesa a partir de imagens e figuras, que quando ligada de forma correta possibilita a aprendizagem de palavras com a ajuda de um intérprete. O aplicativo tem como objetivo principal, aumentar o vocabulário. Porém conta com mais possibilidades como por exemplo, aprender sinais da língua portuguesa de sinais e fazer associações dos sinais com as palavras já conhecidas.

O wyz pode ser usado com crianças de 10 a 13 anos, sendo assim, a professora resolveu utilizar a ferramenta com Alice, que obteve significativos resultados. Através do tablet disponibilizado pela instituição, ela encontrou mais facilidade e pôde melhorar seu aprendizado. Segundo sua orientadora, depois que a aluna passou a utilizar a ferramenta, seu desempenho aumentou totalmente, mostrando assim, que o aplicativo não possui desvantagens, pelo contrário, ajuda no processo de assimilação. "O wyz veio para ajudar no aprendizado de Alice. Muitas vezes, ela lê uma palavra, mas não a entende. Por isso, se faz necessário o uso das figuras, como é feito no jogo. Alice consegue entender o que está sendo passado e o que ela precisa fazer no jogo".

O jogo é tão interessante que até mesmo os alunos que não possuem dificuldades usam, pois além de ser divertido, possibilita a aprendizagem da língua portuguesa de sinais. Dessa forma, eles conseguem ter uma melhor comunicação com Alice, fazendo com que o papel da inclusão seja concluído com sucesso.

Quanto a participação nas aulas, a professora afirma, “em nenhum momento obtive resultados negativos, o jogo coube muito bem a nossa realidade. Procuro trazer atividades diferentes para que eles possam ter caminhos diferentes ao chegar em um resultado. E essa proposta, sem dúvidas, serviu como ferramenta para meus alunos irem em busca de conhecimento.”


 
 
 

コメント


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Curta e Compartilhe aqui sua notícia!
Doar com PayPal

Visto em

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page