top of page

ABC do Autismo: Comunidade Autista

  • Juliana de Oliveira Jorge
  • 29 de ago. de 2017
  • 3 min de leitura

Por (Juliana de Oliveira Jorge, RU 1542918)

Polo – Sombrio

Data (29/08/2017)

Fonte: Uninter

Autismo é uma doença também chamado de transtorno do Especto Autista, é um transtorno do desenvolvimento que tem influência génetica e é causado por defeitos em algumas partes do cérebro. Algumas das caracteristicas dessa doenças é a dificuldade na comunicação e na interação social, além de suas alterações de comportamento e são com repetições de movimentos, como balançar o corpo, rodar uma caneta,etc. Todas essas alterações de comportamento costumam aparecer antes mesmo dos 3 anos de idade, e na maioria em crianças do sexo masculino.


O aplicativo adota as premissas do programa Tratamento e Educação para autistas e crianças com Déficits relacionados com a comunicação (Teacch), criado em 1964, na Universidade da Carolina do Norte (EUA), por ele ser um programa mundialmente utiliazado para auxiliar no processo de alfabetização de crianças com o transtorno de desenvolvimento.


Coordenadora do projeto que desenvolveu o aplicativo, Mônica Ximenes explicou que a estrutura do ABC Autismo é baseada em quarto níveis de dificuldade, assim como o programa Teacch. “Os dois primeiros níveis são com habilidades concretas, mas como a gente não podia transpor essas atividades concretas para um aplicativo, a gente pegou atividades dos níveis 3 e 4 do Teacch e transformou em quatro níveis de complexidade no aplicativo.”


No jogo, nos dois primeiros níveis a criança aprende habilidades como transposição e discriminação. A partir do terceiro nível, as atividades ficam mais complexas, exigindo um maior raciocínio por parte do usuário. O quarto e último nível do aploicativo, que está de acordo com o quarto nível do Teacch, aborda a questão do letramento, no qual é ensinado a repartição de sílabas, conhecimento de vogais e formação de palavras.


Mônica relatou que o Teacch trabalha com um ensino estruturado, com aprendizagem mediante sinalização visual. “Quando a criança olha para a tarefa, a própria atividade já indica o que precisa ser feito. Então, isso traz uma autonomia e uma independência para a criança, porque ele não precisa de ajuda para entender a proposta da tarefa, o que ajuda a evitar distrações. A porta de entrada de aprendizagem do autista é visual, por isso ele precisa de estruturas de aprendizagem apoiadas no modelo visual.”


De acordo com a neuropediatra Carla Gikovate, o aprendizado de português de crianças autistas é bem diferenciado, porque há diferentes tipos de dificuldades para crianças autistas para aprender português.


Na escola E.E.B. João dos Santos Areão, foi utilizado como a turma da professora Maria Ramos de Jesus que trabalha com a primeira serie do ensino fundamental, com esse aplicativo dentro de uma sala de aula do AE com computadores e tablets de alta tecnologia com o aplicativo ABC Autismo. Esse aplicativo faz com que a criança autista preste atenção e fica mais concentrado por mais tempo do que com o metodo tradicional com livros e folhas, o ABC Autismo faz com que o aluno autista entenda com a repetição das sílabas, letras e imagens um pouco mais rapido e melhor a matéria de língua portuguesas. A professora juntamente com a escola organizou uma tarefa com os pais para ajudarem seus filhos, assim eles vão até a escola uma vez por mês para usarem e ajudarem seus filhos utilizando o aplicativo ABC Autismo para mais desenvolvimento da criança.


Heitor, de 6 anos de idade, diagnosticado com autismo em junho de 2011, é um dos usuários ativos do jogo. A mãe do menino, Tatiane Regina da Paz, diz que o ABC Autismo ajudou o filho, por exemplo, a ter coordenação para encaixar objetos. “Foi uma grande ajuda, tanto que serve para ele desestressar, além de ser educativo. O aplicativo ajuda muito para prender a atenção dele, ele ficar parado e concentrado por um período razoável.”


 
 
 

Comentários


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Curta e Compartilhe aqui sua notícia!
Doar com PayPal

Visto em

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page