A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO NA ESCOLA
- Dadiane Bitencourt, RU 1189164
- 31 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

Fonte: https://napracinha.com.br/author/patricia-trindade/
Aproximadamente são 48mil alunos com deficiência visual total ou parcial matriculados no ensino fundamental e médio em escolas públicas no País, segundo o Ministério da Educação (MEC).
Há pouco mais de 5mil títulos nos formatos braile, áudio e digital para atender a demanda desses alunos que nasceram na era digital e, o contato com o computador, entre outras coisas, coloca-os em um patamar de igualdade com os demais em sala de aula, na escola, na vida em sociedade.
No Estado de Joaquina, no município de Dom Pedro I, a Escola de Educação Básica Brasil utiliza softwares especializados que facilitam o cotidiano escolar de alunos cegos.
O programa DOSVOX é ferramenta fundamental para as aulas de História da Professora Maria Aparecida Brandão que trabalha com os alunos do Ensino Fundamental e Médio, dentre os quais 03 alunos são deficientes visuais e acompanham os conteúdos ema sala de aula através desse software.
O DOSVOX é um sistema para microcomputadores que se comunica com o usuário através de síntese de voz, grande parte das mensagens sonoras emitidas é feita em voz humana gravada, significando que mesmo com uso prolongado o sistema apresenta baixo índice de estresse para o aluno.
Essa tecnologia vem viabilizando aos alunos com deficiência visual, um alto nível de independência em seus estudos e leitura de conteúdos nas disciplinas de geografia, história, ciências, português e línguas estrangeiras.
A falta de ferramentas tecnológicas que possam facilitar a vida escolar do aluno com deficiência, a falta de informação e acesso se tornam barreiras que prejudicam muito o ensino aprendizagem desse aluno.
Diante da necessidade de adaptação, professores e equipe pedagógica da E.E.B. Brasil buscam formas de tornar o cotidiano escolar de todos os alunos mais digno, justo e igualitário, promovendo a inclusão de forma verdadeira na sociedade.
Comments