A tecnologia em beneficio de alunos surdos em sala de aula!
- JOICE DA CUNHA GREGORIO, RU 1700742
- 2 de set. de 2017
- 2 min de leitura

Foi enfrentando dificuldades em sala de aula que a professora de Língua Portuguesa, Suzane Freitas, teve a ideia de utilizar a tecnologia a seu favor e a favor de seu aluno com deficiência, “surdo”. E facilitar a comunicação em sala de aula. Já que a professora não fala a língua de sinais.
Em breve pesquisa na internet a professora descobriu vários aplicativos para crianças com deficiências, dentre eles o aplicativo ProDeaf.
Esse aplicativo traduz a fala (em Português) para a língua brasileira de libras.
Para facilitar o aprendizado e também a comunicação, a professora fez uma aula interativa com seus alunos do 4º ano, utilizando o aplicativo. Foram formados grupos onde um ou mais colegas tinham celular ou tablete, para cada grupo confeccionassem um alfabeto de diferentes temas, mas apresentando com a linguagem dos sinais. Assim a professora despertou ainda mais a curiosidade, e incentivou seus alunos, e facilitou a inclusão desse aluno como exige a lei brasileira.
A professora sugeriu aos pais de alunos com deficiência (surdo), que também incentivassem o aluno a compartilhar a experiência com o aplicativo.
Com a popularização da tecnologia móvel, diversas famílias possuem tablets, celulares, com excelentes recursos de acessibilidade, e que dá novas oportunidades para milhares de crianças com deficiência.
Trabalhar essas tecnologias significa trazer a linguagem que já faz parte do cotidiano da maioria das nossas crianças. É uma linguagem de interesse da sua vida para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, trazendo somente vantagens pois é um aplicativo de inclusão que irá aproximar todos alunos que se sentem excluídos por suas deficiências.
O uso dessas tecnologias ainda não estão presente na maioria das escolas, em nosso Pais, na verdade é um processo que se encontra em desenvolvimento no que se refere a incorporação das tecnologias e suas contribuições ao processo de ensinar e aprender.
Comments