Descobrindo um novo mundo.
- Sabrina Duarte Estevam
- 3 de set. de 2017
- 1 min de leitura

No 3° ano da escola Jardim Viamar, a professora Julia enfrentava dificuldades em sua turma, pois nela havia uma criança surda/muda, no qual os colegas não conseguiam compreender seus gestos. Com isso, a professora teve a ideia de pesquisar aplicativos que pudessem auxiliar a criança, então achou o aplicativo “mudo q fala”, que tem por finalidade ajudar na comunicação de pessoas surdas/mudas.
Como lecionava português, resolveu criar um projeto, fazendo o uso de palavrinhas magicas do cotidiano. Antes de aplicar o projeto, pediu autorização aos pais da criança especial, para que a mesma pudesse fazer o uso do celular ou tablet em sala de aula.
A professora em aula resolveu dar inicio ao seu projeto, explicando a importância das palavrinhas magicas no seu dia-a-dia, então pediu para que todas as crianças repetissem com ela as palavrinhas e depois cumprimentassem uns aos outros.
Para a criança especial foi muito mais fácil e vantajoso se comunicar, pois no aplicativo pode-se escrever textos que viram áudios, e nele há também figuras com funções básicas do dia-a-dia. Porém a sua desvantagem é a pobreza em símbolos, pois esses são muito mais rápidos e práticos de serem utilizados.
Na era da tecnologia, o ideal é caminharmos juntos desse meio que nos surpreende cada dia mais com tantas inovações.
Comments