A tecnologia a favor de uma educação inclusiva
- UNINTER SOMBRIO
- 13 de set. de 2017
- 2 min de leitura
Por: EMERSON MARTINS CORDOVA RU: 1191181
Polo – Sombrio-SC
Data: 06/09/17
De acordo com as pesquisas no Brasil, temos mais de 45 milhões de pessoas tem alguma deficiência. No mundo, há mais de 1 bilhão de pessoa nesta situação, cerca de 11% da população mundial começa a se beneficiar de inovações tecnológicas para ter uma vida menos difícil.
E uma destas inovações tecnológica surgiu uma plataforma chamada Hand Talk, O aplicativo hand Talk e brasileiro, foi criado no estado de Alagoas por três amigos estudantes da universidade federal de Alagoas. São eles Carlos Wanderlan, Thadeu luz e Ronaldo Tenório. Hand Talk já recebeu o titulo de melhor aplicativo de inclusão social do mundo, no premio World Summit Award Mobile, criado pela ONU e entregue em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
Hand Talk que veio como um recurso tecnológico para facilitar na forma de comunicação entre aluno surdo, alunos ouvintes, professores e demais funcionários da unidade escolar, observando a necessidade de incluir o aluno surdo em sala de aula regular e fazer uso de um aplicativo móvel para facilitar a inclusão. Uso Hand Talk como uma ferramenta pedagógica valida para inclusão social do aluno surdo na sala de aula regular.
O Hand Talk com um perfil desejado, ou seja de fácil manuseio, com uma interface interessante para o aluno, e conta com ajuda do personagem chamado Hugo um interprete em 3d, com intenção de facilitar e conectar a interação. Assim todo texto digitado ou falado no aplicativo pelo personagem, que da vida ao aplicativo. o aplicativo e que pode ser baixado em dispositivo móvel-smartphone sem ocupar muito espaço na memória do aparelho
E com a parceria com Mec,o aplicativo esta presente em milhares de tablet da rede publica de ensino auxliando na educação de alunos surdos por todo o Brasil. E depende da escola buscar este recurso para se apropriar desta tecnologia que vem sendo desenvolvida para solucionar esta necessidade de incluir os alunos surdos em sala de aula regular.
Comments