A TECNOLOGIA PARA CRIAR AULAS MAIS INCLUSIVAS
- UNINTER SOMBRIO
- 15 de set. de 2017
- 2 min de leitura

Por: Fabricia Leandro Ana.- RU:1266165
Polo – Sombrio - SC
Data: 12/09/2017.
As escolas que limitam barreira e buscam a inclusão contribuem para o desenvolvimento das crianças com deficiências e importante que o professor busque alternativas que promovam a inserção de crianças com qualquer tipo de deficiência no ambiente escolar e facilitem o seu desenvolvimento, independente da necessidade.
Uma das opções que desponta é a tecnologia quando bem aproveitada auxiliam no processo de ensino e aprendizagem e uma fonte de construção de conhecimento em diferentes áreas do saber que permiti a inclusão de alunos deficientes na sociedade. O uso das tecnologias inovadoras melhora e transforma a vida dessas crianças, e uma grande aliada que auxiliam no ensino e aprendizado tornando-as mais curiosas e ativas e promovem a interação entre crianças de forma lúdica. As mudanças tecnológicas nos proporcionam os instrumentos necessários para responderemos a exigências quantitativa e qualitativa de educação o que precisamos saber e como reconhecer essas tecnologias e adapta-las as nossas finalidades educacionais.
O uso da tecnologia para a educação pode facilitar o desenvolvimento motor, tanto para movimentos amplos como para a motricidade fina. E o caso de uma escola em Fraiburgo, no Oeste catarinense, uma mesa digital que funciona como um grande tablete está ajudando na inclusão de crianças com algum tipo de deficiência ou dificuldade de aprendizado e tem por objetivo promover a inclusão e a participação dos alunos dando-lhe maior autonomia liberdade e qualidade de vida.
A mesa digital torna as aulas mais dinâmicas e ajuda na inclusão de alunos com deficiência ela conta com aplicativos relacionados com a disciplina tradicional e outros para estimular a percepção dos alunos para melhorar o raciocínio logico. Ela parece um grande tablete além do dedo também aceita comando feitos pelos objetos como pinceis. A tela com tecnologia infrared (infravermelho) reconhece o toque humano e também de objetos de plástico, metal e feltro e a maioria dos aplicativos foram feitos para crianças realizarem as atividades em grupos as crianças aprendem brincando e se desenvolvem cada vez mais, através das respostas dos aplicativos, principal vantagem da mesa digital para a educação e auxiliar os professores explorarem habilidades de raciocínio concentração memoria compreensão coordenação motora fina das crianças a ferramenta também serve como estimulo cognitivo e motivacional, na mesa trabalhamos números letras as cores tem jogos que trabalha a memoria das crianças e que permite a interação de todas as crianças um bom exemplo de como a mesa ajuda no aprendizado das crianças deficientes e o caso da menina Isadora de nove anos ela e autista e de acordo com diagnostico medico ela tinha 95 por cento de nunca aprender a ler e escrever e através dessa tecnologia digital ela melhorou bastante e hoje já sabe ler e escrever e esta se desenvolvendo cada vez mais.
Comments